Método utilizado


Foto que tirei na Lagoa de Santo André quando se encontrava aberta ao mar

  
O método que mais utilizo nos meus trabalhos é vulgarmente denominado de Meditação Dinâmica com Visualização Criativa além de técnicas de auto-hipnose.

Meditação Dinâmica porque durante o relaxamento o nosso pensamento não vai ficar estático, nem se vão repetir mentalmente mantras, mas vai-se sim trabalhar com a nossa mente nesses níveis mentais, para se adquirir o que se pretende.

Visualização Criativa porque durante os exercícios vamos utilizar tanto o nosso Hemisfério Cerebral Esquerdo quanto o nosso Hemisfério Cerebral Direito, criando Imagens Positivas do que se pretende, trabalhando com a nossa Imaginação, a nossa Visualização e a nossa Criatividade.

Quanto à importância da Visualização Criativa, sabe-se hoje que grandes atletas mundiais afirmam que perto de 90% do seu treino diário é processado a nível mental, e o seu interesse é igualmente importante a nível de uma utilização clínica.

Na verdade, médicos como o Dr. Carl Simonson dão-nos conta de um sem número de sucessos que alcançaram
 com este método associado à psicoterapia no tratamento de pessoas com vários tipos de enfermidades, incluindo o cancro. 

Quando vulgarmente ainda hoje  se diz que usamos apenas de 10 a 15% do nosso cérebro, como se só usássemos algumas partes dele, o que queremos dizer ,e ao contrário do que se pensava até aos anos 80, graças a avanços tecnológicos como as técnicas de imagens, é que apesar de usarmos todas as partes do nosso cérebro, não as usamos  a todas elas com a sua máxima eficiência.(Principalmente o uso desejado do nosso subconsciente.)  
  
Estudos científicos apontam no sentido de que ao se fazerem relaxamentos, isso provoca como que um rejuvenescimento de uma muito importante parte do nosso cérebro denominada de sistema límbico, o qual está situado na área do cérebro responsável pelas emoções e pelas memórias. 

Pode-se assim dizer que é no seu sistema límbico, onde a sua mente e o seu corpo se encontram, e é também lá onde o pensamento encontra a emoção.

Assim o seu sistema límbico trabalha em conjunto com o seu neocortex, que é a parte que reveste o seu cérebro, com o fim de formar os seus pensamentos e as suas emoções para determinar as respostas físicas do seu corpo
 àqueles pensamentos e emoções. 

Há nestes trabalhos uma primeira faixa que explica conceitos e o prepara para o exercício propriamente dito.
  
Esta explicação aborda assuntos que, muito provavelmente, algumas pessoas desconhecem, como a Programação Neurolinguística, Leis Mentais ou o Nível Cerebral Alfa.

Nessa faixa encontra, também, explicações do que se passa ao nível físico quando se passam por sensações como o nervosismo, o stress e a angústia.
  
Perceberá aqui, ainda, a importância e os objectivos do Pensamento Positivo.

Na faixa seguinte, somos orientados para o exercício.
  
Para um relaxamento completo e progressivo, que será trabalhado ao nível da consciência interior através da imaginação e da visualização.

O objectivo é conseguir relaxar corpo e mente, e induzir no cérebro uma predominância de Ondas Alfa.

Aqui somos conduzidos à calma, ao
 auto domínio e à intuição com todos os seus benefícios para o corpo, a mente e o espírito.



"Não é porque certas coisas são difíceis
 que nós não ousamos.
É justamente porque não ousamos
 que tais coisas são difíceis!"
(Séneca)