Informação



 1 - EXERCÍCIO SIMPLES PARA ADORMECER


(Tirado do capítulo  "A mente e o sonho" do livro que estou a escrever)


Este pequeno exercício vai relaxar o seu corpo e a sua mente facilitando assim o seu sono. 

Trata-se de um exercício respiratório.
(Em Yoga chama-se respiração pelo diafragma.)

Sente-se ou deite-se numa posição que seja confortável para si.

Feche os seus olhos, sem os apertar.

Coloque as suas mãos no seu estômago (vai fazer depois com que ele se mova para cima e para baixo) e relaxe os seus músculos.

Relaxe depois os músculos do seu peito, dos seus ombros, das suas costas e das suas faces. (isto é muito importante pois a maior parte das nossas emoções estão ligadas aos músculos da nossa face – quando estamos ansiosos, frustrados, ou nervosos os músculos da nossa cara são “repuxados” em várias direcções.)

Tome depois lentamente várias inspirações profundas, enchendo totalmente os seus pulmões, colocando toda a sua atenção na sua respiração que é então completamente controlada por si.

Permita que o ar entre e saia lentamente, enchendo e esvaziando totalmente os seus pulmões, e sentindo o seu estômago a subir e a descer. (sinta isso nas suas mãos)

Você é que controla a sua respiração que deve ser relaxada, fluída e tão rítmica quanto lhe seja possível, enquanto a sua mente se foca nesse sentimento, nesse ritmo.

Toda a atenção da sua mente deve estar dirigida para a fluidez da sua respiração, o que o impede de pensar em outras coisas.

Deixe que a sua respiração seja cada vez mais profunda.

Com este simples exercício, o seu corpo muda e a sua mente muda, aproximando-o do sono e em breve estará a dormir.

Quando a nossa mente se fixa no que o nosso corpo está fazendo é o que literalmente cria o estado de se dormir.

Passa assim a ter novamente controle no seu corpo e na sua mente para quando quiser adormecer e não o conseguir facilmente naquela altura.



Este mesmo exercício também pode ser usado durante o dia, não para adormecer mas sim para se relaxar depois de algum momento de stress e assim se livrar da ansiedade que esse momento lhe trouxe.


2- A MEMÓRIA

(Pequena parte do capítulo sobre a memória tirada do livro que estou a escrever)

Já deves ter reparado que as pessoas que pensam que têm uma fraca memória estão sempre a dizer frases tais como:

- Esqueci-me
- Não me consigo lembrar
- Nunca decoro os nomes das pessoas
- Tenho de escrever senão esqueço-me
- Isso passou-se há tanto tempo que já não me lembro.
- Cada vez tenho menos memória,
etc...

O que essas pessoas consideram de falta de memória não é mais do que a dificuldade de trazerem certas informações para a sua mente consciente, e isso porque ao estarem sempre a repetir as mesmas frases prejudiciais que dei como exemplos, condicionaram ao longo do tempo, através da repetição, o seu subconsciente a não tornar essas informações facilmente acessíveis a elas mesmas.

(No fundo estão, até sem o saberem, a programarem-se para terem uma fraca memória.)

Através da nossa imaginação criativa, criamos então por vezes o medo de não nos recordarmos de algo, e é essa a principal razão para depois dizermos que temos falta de memória.

Assim, sempre que desejares lembrar-te de alguma coisa que em determinado momento não te recordas, em vez de utilizares as frases negativas de que há pouco te falei, pensa ou diz antes o seguinte:

Eu sei, dentro de momentos já me vou recordar,

 e continua a tua conversa ou o que estavas fazendo, e dá oportunidade e principalmente tempo ao teu subconsciente para que ele te possa transmitir a informação que estavas precisando.

Quanto às nossas memórias, cada uma delas não está guardada no nosso cérebro em células cerebrais isoladas ou distintas, ou seja, não temos uma determinada memória num determinado neurónio, ou por outras palavras, cada célula cerebral guarda apenas uma pequena parte de uma memória completa.

As nossas memórias estão assim, situadas em redes de neurónios, que estão interligados entre si, e no caso de um deles morrer, o cérebro pode sempre tornar a repor essa ligação de memória através de um novo neurónio, para que essa específica memória não se perca.

Quanto ao Stress, ele é um dos maiores inimigos da tua memória, pois a hormona Cortisol, libertada pelas cápsulas supra-renais durante uma situação de Stress, vai impedir a utilização da glicose pelo principal centro da tua memória que é o Hipocampo, ao mesmo tempo que vai matar muitos dos teus neurónios cerebrais e causar sérios e devastadores problemas nos teus neurotransmissores cerebrais.

O sistema límbico, a que podemos chamar de cérebro emocional ou sentimental, faz parte do córtex cerebral, e é o sistema límbico o elo de ligação entre a nossa mente e o nosso corpo, e exerce uma tremenda influência nas nossas emoções e nas nossas memórias.
.........Só após entrar no cérebro, é que uma informação pode ser guardada como memória pelas células cerebrais.

 As três principais formas de uma informação entrar no cérebro são através da visão, da audição, ou da execução de determinados movimentos, e por isso os teus três tipos mais marcantes de memórias são a visual, a auditiva, e a cinestésica.

(Cinestésica - Sentido da percepção de movimento, peso, resistência e posição do corpo, provocado por estímulos do próprio organismo.)

A maioria das tuas memórias visuais são armazenadas no lado direito do neocórtex do teu cérebro, a maior parte das auditivas no teu lado esquerdo, e as cinestésicas armazenadas no cerebelo e por isso fora do neocórtex cerebral.

A durabilidade de uma determinada memória depende, além da quantidade de emoção que existe nela, se vai ocupar um número máximo de células cerebrais, se estiver associada ao mesmo tempo, a recordações visuais, auditivas, e cinestésicas, (ou seja de um movimento.)

........Tem-se chegado à conclusão que a memória recente é a mais afectada pelo envelhecimento da pessoa.

Por isso, normalmente recomenda-se aos mais idosos para fazerem associações mentais de tudo aquilo que não querem esquecer.

Devem então exercitar a sua memória tentando associar vários acontecimentos que estejam a acontecer na mesma altura em que querem memorizar algo que não queiram esquecer, como por exemplo, associar certo acontecimento ou memória às pessoas com quem estão nesse momento, à roupa que têm vestida, a qualquer som ou cheiro especial que sintam nessa altura.

          (Quantas vezes um determinado cheiro não nos faz logo lembrar determinado local ou determinada pessoa ou acontecimento.)

A memória de dados ou situações que aconteceram há mais tempo, parece ser mais acessível para as pessoas de mais idade, e assim a memória pode ser dividida na que funciona a curto prazo e na que abrange factos mais antigos ou distantes.

Na memória a curto prazo, está compreendida a memória imediata e a recente, e é esta última, que é também conhecida por memória do presente, que nos permite aprendermos novas informações.

........ Reter uma nova informação na nossa memória é um processo extremamente complexo, e é dividido em três fases. 

A primeira é o tomar-se conhecimento dessa informação através de um estímulo visual, auditivo ou qualquer outro, e é nesta fase que a nossa memória é por nós estimulada.

A segunda fase é a armazenagem propriamente dita dessa nova informação de modo a conservá-la no nosso cérebro.

A terceira e última fase, consiste na reconstituição, que significa o podermos chamar ao nosso consciente essas informações anteriormente armazenadas.

Com a idade, a nossa possível perca de memória poderá estar associada a qualquer uma dessas três fases, ou a mais do que uma ao mesmo tempo.


..... Como curiosidade posso dizer-te que em experiências realizadas recentemente com vários pacientes da terceira idade, chegou-se à conclusão que a ingestão diária de uma pequena taça de morangos ou de mirtilos melhoravam a memória de uma forma surpreendente ao fim de cerca de um mês.

...... A melhor forma para se fixar algo ou para se evitarem lapsos de memória, consiste então, como já te disse, em se associar o que se pretende fixar, a uma imagem visual criada pela nossa imaginação. 

Por exemplo, se quiseres memorizar um número, além de o poderes dizer em voz alta, imagina, por exemplo, o teu carro com esse número na matrícula, em vez do que lá se encontra.

Associaste assim, um determinado assunto que não queres esquecer, a uma imagem, seja ela qual for, criada por ti com a ajuda da tua imaginação, e isto serve para qualquer coisa que queiras memorizar.

Lembra-te que a principal Lei mental para se ter uma óptima memória é a Lei da Repetição, pois a melhor forma de se enviar qualquer mensagem ou assunto para que ele seja armazenado permanentemente na nossa memória é repetindo-o.

Recorda-te de que mesmo os factos mais difíceis de memorizar podem sê-lo através da repetição.

.......  Todos os estudantes sabem que a melhor forma de decorar qualquer assunto é lê-lo uma vez do principio até ao fim como se estivessem lendo um romance, sem se preocuparem se estão memorizando alguma parte do que estão lendo. 

Só depois, estudar esse mesmo assunto várias vezes, e por etapas, se possível de 24 em 24 horas, e decorando cada parte dele, o que activa a memória e a denominada PLP que significa na linguagem clínica Potenciação a Longo Prazo.

A repetição da leitura de um mesmo assunto intensifica a tua memória de uma forma tipo exponencial, ou seja, se por acaso leres o mesmo tema quatro vezes, não ficas apenas com a possibilidade de te lembrares dele quatro vezes mais, mas sim cerca de 24 vezes (4X3X2X1=24).

...... Uma das formas de mantermos a nossa memória é aprender qualquer coisa nova todos os dias e por isso existem pessoas que todos os dias abrem o dicionário, e aprendem uma palavra nova que desconheciam, como uma das maneiras de exercitar diariamente a sua memória.

...... E agora vou dar-te duas dicas muito importantes e que são vezes sem conta ditas pelos médicos aos seus pacientes logo que estes começam a apresentar as primeiras falhas de memória :  

A primeira é ficares a saber que o teres a mesma rotina todos os dias não vai estimular o teu hipocampo que, como já te disse, é a parte do teu cérebro que está mais ligada à tua memória, e por isso tenta variar tanto quanto possível as tuas rotinas diárias, em casa ou no trabalho, como por exemplo alterando a ordem pela qual costumas fazer determinadas tarefas, senão repara no seguinte:

A maior parte de nós veste-se todos os dias enfiando as peças de roupa sempre pela mesma ordem. Passa a partir de agora a mudar essa ordem, por exemplo se vestes sempre as calças antes de vestires a camisa altera essa ordem.

Se ao pores a mesa colocares sempre primeiro as facas e depois os garfos, de vez em quando, altera isso também etc,

Ou por outras palavras, se alterares os teus hábitos estarás a exercitar o teu hipocampo que permanece em sossego cada vez que fazes as mesmas tarefas pela mesma ordem (hábitos), e com isso só irás melhorar o seu funcionamento.

É verdade que o criarmos hábitos é bom, pois eles facilitam a nossa vida diária, mas no que diz respeito à nossa memória devemos conscientemente alterar alguns deles de vez em quando.

A segunda, e já te falei nela, é aprende todos os dias uma coisa nova.

...... Decerto também já reparaste que sempre que uma coisa é importante para ti, tu a aprendes muito mais depressa, e como é o nosso hipocampo que processa a informação antes desta ser armazenada, ele trabalha bastante melhor quando estamos emocionalmente interessados num determinado assunto. 

E não te esqueças que alguém um dia disse que o  ter-se sentido de humor, é sinal de inteligência e de uma memória fantástica.

O meu conselho é que, se de facto queres ter uma memória de elefante (nunca se esquecem de nada), é viveres ao máximo o momento presente, ou seja, pensares naquilo que estás a fazer agora, e não te preocupares com os erros que cometeste ontem ou naquilo que possivelmente te espera amanhã.

Por isso já alguém um dia disse:

Ontem, é história.
Amanhã, é um mistério.
Hoje, é uma dádiva de Deus, e é por isso que ele se chama O PRESENTE.


.......... Todas as nossas memórias derivam de alterações físicas e químicas no córtex cerebral causadas por neurotransmissores.

Não é por isso a nossa memória uma entidade física que se encontra em espera até ser necessária porque ela pode ser alterada e transformada por novas experiências que a pessoa tenha.
Breve trecho do relaxamento TENHA UMA MEMÓRIA FANTÁSTICA




3 - O RELAXAMENTO COM PROGRAMAÇÃO E AS ONDAS MENTAIS

(Pequena parte do capítulo sobre a meditação e os relaxamentos tirada do livro que estou a escrever)


 ………. Para a maior parte de nós, meditar significa normalmente o estarmos em silêncio, o estar connosco e escutarmos a nossa voz interior, o que o que vai ajudar a nos tornarmos muito mais conscientes de nós mesmos.

Com a meditação buscamos principalmente estados mentais muito mais calmos do que aqueles em que normalmente nos encontramos no dia a dia estados esses que nos trazem uma grande tranquilidade e um sentimento emocional muito mais positivo a que os orientais chamam de Samatha.

Na Meditação Dinâmica, método que eu uso nos meus trabalhos, vai aumentar a tua intuição e o teu discernimento principalmente para a resolução dos teus problemas sem as influências exteriores a ti, e a esta parte da meditação os orientais denominam de Vipassana.

É através da prática, se possível diária, da meditação, que nós aprendemos a relaxar o nosso corpo e a nossa mente e o relaxar a nossa mente significa que ela deixa, como tanta vez acontece, de estar virada contra si mesma num turbilhão mental e emocional,  e assim nos podermos concentrar com mais facilidade nos nossos pensamentos e na resolução dos nossos problemas.

Segundo certas filosofias, durante a meditação entramos em contacto com o nosso Eu Superior, que alguns apelidam de Alma, e é uma das forma de reencontrarmos a paz dentro de nós.
  
A respeito do teu corpo físico, há muitas coisas que tens de ter em atenção para que o possas manter saudável como sejam a tua alimentação, o tipo de ar que respiras, a água que bebes, o tempo passas a dormir, mas também tens de te preocupar em manteres a tua mente saudável, e para isso terás de usar a visualização e a imaginação que englobam e si mesmas, o leres, preocupares-te com a tua educação, e principalmente a meditação.

E quanto às tuas emoções, como as vais manter saudáveis?

Decerto com actos como o perdão, e o exprimires livremente as tuas emoções e os teus sentimentos, e ao expressares as tuas emoções irás tocar nos sentimentos que estão dentro de ti.

Isso deve ser feito principalmente através da meditação, e além de teres de manter o teu corpo e a tua mente em perfeitas condições, ainda terás de manter a tua parte espiritual saudável, o que 
 consegues  através da prece que é igualmente um tipo de meditação,  e ainda através da arte, da musica, da contemplação, da natureza e do amor.

Se estiveste com atenção ao que acabei de te dizer reparaste decerto que existe um factor que é comum à saúde física, mental e à espiritual e que é a meditação porque é através dela que podes fortalecer a ligação indispensável para o teu bem estar entre as tuas partes física, mental, emocional e a espiritual.

Daí a enorme importância da meditação e do relaxamento diário.

A principal diferença entre uma meditação e um relaxamento, é que a finalidade principal de uma meditação é a de se criar uma harmonia interior, sendo igualmente uma das técnicas para se atingir um relaxamento físico e mental.

A meditação pode ser realizada, entre outras formas, quer por uma concentração numa parte específica do teu corpo ou na tua própria respiração, quer por uma fixação em imagens interiores por ti criadas com a tua imaginação, ou então na repetição de um Mantra.

O Mantra
 é um conjunto de sílabas que se crê que ao serem pronunciadas e inúmeras vezes repetidas, como que interferem nas nossas ondas cerebrais levando a uma predominância no cérebro de ondas cerebrais de mais baixa frequência, as ondas Alfa e Teta.

O fim desejado da meditação é o relaxar da mente ao nos desligarmos das nossas percepções sensoriais, ou seja, das informações provenientes dos nossos cinco sentidos físicos, o que faz com que se adquira mais autoconfiança e tranquilidade.

(E até por vezes, naqueles que acreditam, terem a sensação de passarem por uma experiência espiritual.)

  …….  Quanto ao relaxamento, a sua importância reside em todas as alterações positivas para o corpo e para a mente que se produzem em nós durante ele.

Influencia muito positivamente, as funções respiratórias, digestivas e cardiovasculares, actuando entre outros sobre os sistemas vegetativo, imunológico, simpático e parassimpático, permitindo um melhor dormir, e um aumento da concentração, da saúde, da criatividade, e da memória.

Existe ainda uma forma que engloba tanto a meditação quanto o relaxamento, e que é denominada de Meditação Dinâmica com Visualização Criativa, e que é o método que uso nos meus trabalhos em CDs.

Ela consiste em se começar por um relaxamento físico e mental.

Depois de se atingir um determinado nível cerebral onde predominam as ondas cerebrais Alfa e Teta, aproveitam-se esses níveis mentais principalmente para a resolução dos problemas que nos afligem nessa altura (seja de que tipo forem), para um fim pré-determinado por nós, a diminuir a ansiedade e ultrapassar bloqueios interiores entre outros e é um grande passo em direcção ao auto-conhecimento.
   
               
 Ondas cerebrais 







4 - I CHING


O I Ching é um oráculo chinês para a obtenção de respostas às perguntas feitas por quem o consulta.
Mostra as energias presentes no momento em que se jogam as moedas.

Mesmo que um acontecimento ainda não tenha acontecido no plano físico, ele ainda poderá acontecer, pois está no plano astral ou etérico, e em breve manifestado.

O I Ching mostra o que existe.
Mostra que, o que está presente, nem sempre já é físico.

Não podemos confundir isto com uma previsão futura.
Se o I Ching detecta um problema, você pode ter a certeza de que ele já existe. Mesmo que você não o perceba ainda.

Guarde as respostas para confirmar mais tarde se isso aconteceu.
Este é o verdadeiro "jogo da verdade".

O I Ching é a verdade presente, exposta na cara de quem o consulta, sem meias palavras.

O I Ching deve ser encarado como um meio de se conseguir uma palavra de força Positiva tal como quando se abre  um livro ou a própria Bíblia em busca de um recado, ou como aqueles pequenos cartões da sorte que dizem sempre algo forte para quem o lê.

O I Ching é uma comunicação entre o Céu e a Terra, razão pela qual devemos ter muito respeito e principalmente pensar respeitosamente antes de o  utilizar.

Deve ser usado com muito respeito e deve-se pensar muito primeiro sobre o que se vai perguntar.

As perguntas devem-se limitar à sua principal necessidade presente, pois se fizer muitas perguntas elas perderão o valor.

Nunca se deve repetir a mesma pergunta antes de  ter passado um certo intervalo de tempo, pois seria o mesmo que perguntar várias vezes seguidas a mesma pergunta à mesma pessoa.

O Céu é cheio de Deuses, portanto devemos nos dirigir a um deles quando nos decidimos a fazer uma consulta.

As perguntas podem assim serem dirigidas a Seres como, Jesus, Virgem Maria,  São Miguel,  Saint Germain,  São José, Budha,  Maitreya,  El Morya  etc. . .

Para fazer uma boa pesquisa, podem-se comprar muitos livros de I Ching. (Mas os únicos dois que foram traduzidos directamente do chinês são a tradução para inglês por Richard Wilhelm com um prefácio de C.G. Jung, e a tradução para alemão por Hermann Hess, dos quais foram retirados todos os outros por vários autores.)

O I Ching é um oráculo milenar, e as suas traduções diferem pela interpretação de quem a fez.

Existem livros de I Ching para respostas rápidas, livros para responder sobre o amor, profissão, dinheiro, etc...

PASSO A PASSO
1 - Medite cuidadosamente sobre o que vai perguntar. Tire o tempo necessário para fazer isso.

2 - De preferência, segundo uma antiga tradição Chinesa, escolha um dia em que a lua não esteja em fase de lua cheia, para o consultar.

3 - Lave as mãos e as moedas antes de jogar ou deixe-as estar durante um certo tempo nas suas mãos a fim de ficarem carregadas com a sua energia e não com a energia de quem as usou antes de si.

4 - Escolha o livro de I Ching que vai usar, antes de jogar as moedas.

5 - Escreva cada pergunta numa  folha de papel diferente, deixando espaço para o Hexagrama, que veremos a seguir do que se trata.

6 - Quem pergunta, pergunta a alguém. Direccione a pergunta ao mestre escolhido. Escreva o nome do mestre na própria pagina da pergunta.

7 - Com as moedas entre as mãos, leia a pergunta em voz alta e visualize o que está querendo saber.

8 - Quando não se tem um mestre para perguntar, dirija-se à força e à luz do Sol.

-   Mantendo as moedas entre as mãos, em forma de concha, faça com que elas tenham um bom espaço para poderem ser bem chacoalhadas enquanto repete a pergunta, visualiza o que está perguntando, misture bem as moedas entre as suas mãos e depois jogue as moedas para o chão.


Construindo o Hexagrama (Conjunto de dois Trigramas)

Yang ou Cara
Yin ou Coroa


1 -  Escolha três moedas.
    Se não forem as moedas de I Ching, escolha 3 moedas quaisquer de preferência iguais.
2 - Decida qual das faces das moedas valem dois pontos e quais as que valem três pontos.
3 - Por exemplo, as caras valem três pontos e as coroas de cada moeda valem dois pontos cada uma.
4 - Por aqui vê que o número que vai somar será um número entre seis (três coroas 2+2+2)  e 9 (três caras 3+3+3), logo os números que poderão sair são o 6, o 7, o 8 e o 9 .
5 - Chocalhe as moedas no meio das  suas mãos e depois jogue-as para o chão e some os pontos para saber o tipo de linha.
6 - As linhas são empilhadas umas por cima das outras por seis vezes seguidas.
7 - Anotamos a sequência tirada de baixo para cima.
8 - Escreva a pergunta na parte superior da pagina e enumere as linhas de 1 a 6 vindo de baixo para cima.
    Os números devem ser colocados à esquerda da pagina dando espaço para as linhas à sua direita.


- Toda a vez que se joga as moedas, confere-se a sequência e copia-se a forma das linhas para a pilha.

-   Quando as moedas saem todas iguais, (todas caras ou todas coroas) isto significa que naquela linha você tem uma mensagem especial.
    O que indica que você terá de ler o recado da linha. Anote o numero da linha onde isto aconteceu e leia a mensagem.

-  Na realidade só existem dois tipos de linhas: As inteiras e as quebradas (também chamadas de linhas abertas).

-------------------------------------
  Linha inteira ou fechada

--------------
     -----------------   Linha quebrada ou aberta 


- As inteiras são aquelas cuja soma é ímpar (7 ou 9) e as quebradas aquelas cuja soma é par (6 ou 8 )


-------------------------------------
  Linha inteira ou fechada (7 ou 9 )
--------------      -----------------   Linha quebrada ou aberta (6 ou 8)


-   As inteiras ou fechadas que saem com três moedas Yang, (três caras =9) são especiais e marcadas com uma bolinha no meio (0).
  As quebradas ou abertas, que saem com três moedas Yin, (três coroas = 6) são igualmente especiais e por isto marcadas com um X no meio.

-  O que faz uma linha ser especial ? Ora, se voce joga três moedas e duas das três saem iguais, isto identifica uma linha. Ótimo, mas a probabilidade de se tirar três moedas iguais, é muito mais difícil de acontecer, considerando-se então uma combinação especial.


EXEMPLO:

Digamos que atira as três moedas para o chão e saem duas caras e uma coroa, logo o seu total é 8 (3+3+2) e como é um número par faz uma linha quebrada ou aberta:


1  ___________         ____________


Atira novamente as moedas e saem duas coroas e uma cara, logo o seu total é 7 (2+2+3) e como é um número impar dá uma linha inteira ou fechada que é colocada por cima da anterior:


2  _____________________________
1  ___________         ____________


Agora atira as três moedas para o chão e saem de novo duas caras e uma coroa logo o seu total é 8 (3+3+2) e como é um número par faz uma linha quebrada acima da anterior:


3  ___________             ___________
2  ________________________________
1  ___________             ___________


O que tem agora, composto por três linhas é um Trigrama


3  ___________             ___________
2  ________________________________
1  ___________             ___________


ou seja um conjunto de três linhas ( 1, 2 e 3 )

Deixa agora um pequeno espaço acima da linha número 3 e vai começar a fazer o segundo Trigrama que serão as linhas 4, 5 e 6.

Atira de novo as três moedas para o chão e saem, por exemplo, três caras logo o seu total é 9 (3+3+3) e como é um número impar faz uma linha inteira acima da anterior a qual é marcada com um 0 por terem saído três faces das moedas iguais:


4 _____________o______________

3
  ___________         _________
2  ___________________________
1  ___________         _________


Agora atira de novo as três moedas para o chão e saem três coroas logo o seu total é 6 (2+2+2) e como é um número par faz uma linha quebrada acima da anterior a qual é marcada com um X por terem saído três faces das moedas iguais:


5 _________    X    ______________
4_____________o__________________

3  ___________          ___________
2  ______________________________
1  ___________          ___________



Atira pela 6ª e última vez as três moedas para o chão e saem duas caras e uma coroa logo o seu total é 8 (3+3+2) e como é um número par faz uma linha quebrada acima da anterior:


6 ___________       __________
5 ___________  X   __________
4_____________o_____________

3  ___________          __________
2  ____________________________
1  ___________          __________


Tem assim dois Trigramas feitos, ou seja a reunião das três primeiras linhas ( as número 1, 2 e 3) com as três seguintes ( as 4, 5 e 6 ) e construiu o que é chamado de um HEXAGRAMA que é portanto composto por dois Trigramas.


6 ___________       ____________
5 ___________  X   ____________
4_____________o_______________

3  _________      ______________
2  ____________________________
1  _________       ______________






Agora vai-se ao livro do I Ching e procura-se a página onde está o cruzamento dos Trigramas e vamos procurar na coluna vertical o primeiro Trigrama composto pelas linhas 1, 2 e 3 , e na coluna horizontal o segundo Trigrama composto pelas linhas 4, 5 e 6 e do cruzamento dessas duas linhas vai-se obter um Hexagrama e é esse Hexagrama que vamos ler.


 Assim neste nosso exemplo vamos ver que o trigrama inferior é composto por  uma linha quebrada, uma inteira e uma quebrada e na coluna da esquerda do quadro acima vemos que corresponde ao  Kan, e no trigrama superior do nosso exemplo que é composto por uma linha inteira e duas quebradas corresponde na imagem e na coluna de cima ao Chen.

O cruzamento dessas duas colunas dá-nos o Hexagrama número 40 (e que é composto começando de baixo para cima por uma linha quebrada, uma inteira (ou fechada), uma quebrada uma inteira e mais duas quebradas ) e é esse Hexagrama que vamos procurar no livro e vamos ler, e não o que nos saiu quando atirámos as moedas.

Como nos saíram quando deitámos as moedas duas linhas importantes e que foram as linhas número 4 por ter saído o 9 ( 3+3+3) e a linha número 5 por nos ter saído o 6 (2+2+2) vamos também ler no Hexagrama número 40 o que significa o número 9 na linha 4 e o número 6 na linha 5 e isso é até mais importante do que o que lemos referente ao Hexagrama número 40 !

Como as linhas que têm um 9 e um 6 são linhas em movimento, vamos mudar a correspondente ao 9 e que era uma linha fechada (ou inteira) por uma linha quebrada também chamada de linha aberta e a correspondente ao 6 e que era uma linha quebrada por uma fechada, e isto no Hexagrama que saiu quando atiramos as moedas, e assim o Hexagrama que tínhamos no início transforma-se noutro com essas alterações ou seja:


Hexagrama que nos saiu:                                  Transforma-se em:

6 ___      ____       (igual)                                    ___        ____         
5___ X   _____      (muda para:)                       _____________
4____o_______     (muda para:)                     ____      ____


3___      ___         (igual)                                   ____     ____
2___________       (igual)                                ___________
1____   _____         (igual)                                   ____      ___


Assim, na imagem deste novo Trigrama da direita, vamos ver que o trigrama inferior é composto por  uma linha quebrada, uma fechada e uma quebrada e na coluna da esquerda do esquema acima, vemos que corresponde ao  Kan.
(Manteve-se igual ao anterior por não ter nenhuma linha especial de soma 6 ou 9)

No trigrama superior do nosso exemplo que é composto agora também por uma linha quebrada uma fechada e outra quebrada ( as linhas 4 e 5 foram alteradas por terem sido formadas por somas iguais a 6 e a 9, logo de linha fechada passou alinha aberta e de linha aberta passou a linhafechada) corresponde na imagem e na coluna de cima, e por um puro acaso, também ao Kan, e o cruzamento dessas duas colunas dá-nos o Hexagrama número 29 e vamos ler também esse Hexagrama no Livro.

O que vamos agora ler no Hexagrama 29 é se procedermos de acordo na nossa vida com o que nos dizia o Hexagrama número 40 para fazermos a partir do dia em que atirámos as moedas, e também fizermos o que dizia o o número 9  na linha 4  e o número 6 na linha 5 para fazermos, vai-nos acontecer no futuro o que nos diz o Hexagrama nº 29, mas neste último, só se lê o JULGAMENTO.

Mesmo que a resposta não lhe agrade, guarde-a com carinho para que possa conferir mais tarde.


O I Ching não mente e não erra, as pessoas é que não entendem ou não aceitam por vezes a resposta à sua pergunta que leram nele.




1 comentário: